Dinheiro no Atacama: dólar, peso, real ou cartão. Veja nesse post a cotação que você vai encontrar em San Pedro e qual a melhor opção para você economizar em uma viagem para o deserto.
Antes de embarcar pela quarta vez para o deserto mais árido do mundo, eu perguntei nas redes sociais quais eram as principais dúvidas de quem estava planejando uma viagem pra lá.
As dúvidas mais frequentes estavam relacionadas com dinheiro:
Qual moeda levar para o Atacama? Qual a cotação em San Pedro? O real é aceito? É melhor levar dólar, real ou peso chileno? Dá pra se virar com cartão de crédito?
Enfim, foi a dúvida mais comum para a maioria dos viajantes. Para resolver essa questão e facilitar a vida de quem está indo para o Deserto do Atacama, nessa viagem eu fiz uma pesquisa de campo e reuni informações para preparar esse post.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Se você quiser cortar caminho e já saber qual a melhor moeda para levar ao Atacama, a resposta é:
REAL / DÓLAR
Sim, isso mesmo! As duas opções são boas. Agora vou explicar certinho sobre câmbio, dinheiro no Atacama, a minha opção favorita e como eu cheguei nessa conclusão…. bora lá!
Cotação em San Pedro de Atacama: Dólar e Real
Para chegar na conclusão de qual a melhor opção de moeda levar para o Atacama, eu visitei várias casas de câmbio na cidade e peguei a cotação das principais moedas para nós, brasileiros: Real e Dólar.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Os valores não mudam muito, mas é possível fazer uma economia se encontrar o lugar certo – principalmente se você for trocar uma boa quantidade de dinheiro.
Nessa pesquisa que eu fiz, as casas de câmbio mais caras da cidade foram a World White e a Casa Mazzetti.
A melhor opção foi a Casa de Câmbio Emily, tanto para dólar quanto para real – vale lembrar que esses valores não são fixos! Além de mudarem com frequência, você também pode negociar na hora.
Dica: Quanto mais dinheiro você for trocar, melhor vai ser a negociação. Então tente trocar tudo que precisa de uma vez – é melhor do que ir trocando pingadinho.
Qual moeda levar para o Atacama?
Se levar reais para o Atacama…
Agora que já temos as cotações trabalhadas em San Pedro de Atacama, vamos fazer umas contas aqui e descobrir qual a melhor moeda levar para o Atacama.
Vou fazer um cálculo base imaginando que precisamos trocar R$ 1.000 (mil reais).
Se você levar mil reais para o Atacama e for trocar lá na Casa de Câmbio Emily, sem negociar, você vai receber:
153.000 Pesos, ok!?
Se levar dólares para o Atacama…
Sua segunda opção seria trocar esses mil reais por dólares ainda no Brasil.
Fazendo uma cotação rápida aqui em Curitiba, com o dólar em 3.90, eu conseguiria 257 dólares aproximadamente.
Com 257 dólares, indo lá na Emily, eu conseguiria 164.480 Pesos, sem negociar.
Se levar pesos chilenos para o Atacama…
Por fim, a última alternativa seria trocar reais por pesos ainda no Brasil.
Fazendo uma cotação rápida aqui, eu consegui 1 Real = 147.5 Pesos (ou 1 peso por 0,0068 reais).
Com mil reais eu conseguiria aqui no Brasil: 147.500 Pesos – um pouco menos do que eu conseguiria trocando no Atacama!
Por fim, qual a melhor moeda levar para o Atacama?
Trocar seu real por dólar no Brasil e depois trocar por pesos chilenos no Atacama se mostrou a melhor opção – por uma diferença não muito grande, mas que pode fazer uma diferença boa no seu orçamento:
1 mil reais no Atacama = 153.000 Pesos Chilenos
257 dólares no Atacama = 164.480 Pesos Chilenos
A diferença total no final foi de cerca de 70 reais – mas não deixei de considerar que você teria que ir numa casa de câmbio no Brasil, trocar seu real por dólar e depois fazer outra conversão no Atacama. Se você tiver custos para ir até a casa de Câmbio, como um uber por exemplo, vale a pena pensar e calcular bem.
A opção menos vantajosa foi trocar reais por pesos ainda no Brasil – descarta essa!
A opção que eu prefiro!
Particularmente eu prefiro levar Reais para o Atacama!
Acho mais prático, fácil e eu evito ter que fazer mais de uma conversão.
Eu apenas levaria dólar se já tivesse ele comigo… talvez de uma outra viagem e tal. Levar dólares é uma ótima opção, sim, principalmente se o montante que você for trocar for maior do que eu calculei. Caso você esteja pensando em trocar menos que isso, não acho que vale a pena ter o trabalho de fazer duas conversões, ir até uma casa de câmbio no Brasil e tudo mais.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Dúvidas frequentes sobre dinheiro no Atacama
Onde encontrar o melhor Câmbio?
Aproveitando que estamos nesse assunto, vamos ressaltar um detalhe: o câmbio no Atacama não é o melhor que você vai encontrar na vida.
Se a sua viagem começar por Santiago, aproveite para fazer o câmbio por lá! Nesse mesmo período eu consegui cotações em Santiago com 1 Real = 162 Pesos e 1 Dólar = 644 Pesos – uma boa diferença dos valores de San Pedro de Atacama!
Cartão de Crédito no Atacama, vale a pena?
Agora vamos falar de cartão de crédito. Você pode deixar para sacar dinheiro direto do seu cartão de crédito lá no Atacama, sim! Porém eu deixaria essa opção apenas para emergências!
Nessa opção você vai ficar vulnerável ao câmbio de quando a sua fatura fechar – e isso é um risco. Outro ponto é que normalmente a cotação do cartão é pior do qualquer uma dessas opções anteriores e não existe negociação!
Outro ponto negativo: os caixas eletrônicos do Chile te limitam em 200.000 pesos por saque, sendo que ainda cobram uma taxa que varia de 5000 a 6000 pesos por saque.
Ou seja, pra cada saque você vai precisar pagar essa taxa e não vai conseguir sacar mais de 200.000 por vez.
Por fim, você ainda tem o valor do IOF que vai ser somando na sua fatura – jesus, é melhor mesmo deixar essa opção só para emergências!
Posso pagar minhas despesas com Reais?
Vai ser difícil você conseguir isso! O ideal mesmo é trocar seu dinheiro em uma das casas de câmbio e fazer seus pagamentos com Pesos Chilenos.
Posso pagar minhas despesas com cartão de crédito?
Poder até pode sim, mas não em todos os lugares e nem sempre compensa. O ideal é confirmar antes de consumir alguma coisa se o estabelecimento aceita essa forma de pagamento (seja hotel, restaurante, agências ou lojas).
Alguns lojas, inclusive, acrescentam uma valor adicional caso você queira pagar com cartão de crédito – tem que ficar esperto pra não acabar lavando louça caso não tenha dinheiro!
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Experiências com cartões Itaú e Santander
Apenas para deixar registrado e como um alerta: eu sou cliente Itaú e meus cartões sempre funcionaram bem no Chile. Já os cartões Santander, sendo Visa ou Master, apresentaram problemas em vários lugares.
Mesmo com aviso viagem ok, o cartão do Santander é de lua: funciona num lugar e não funciona em outro. Se você é cliente desse banco e pretende utilizar o cartão, fica esperto!
Quis ressaltar isso por experiência própria. Infelizmente não tenho informações sobre outras bandeiras ou bancos, mas normalmente cartões Visa e MasterCard são bem aceitos no Atacama.
Seguro Viagem: já contratou o seu?
Sempre que você sair do Brasil, é muito importante contratar um seguro viagem! Mesmo que sua viagem seja para o Chile ou inclua outros países da América do Sul, ter um seguro pode fazer a maior diferença caso você tenha algum problema na viagem.
Veja aqui como contratar seu seguro internacional com desconto!
Hospedagem em San Pedro de Atacama
Não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem pelo Booking, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo e parceiro aqui do blog. Fazendo suas reservas pelos links do blog você contribui com meu trabalho e não gasta nada a mais com isso. Ajuda o viajante!!
Veja um post com dicas legais de hotéis em San Pedro de Atacama
Veja aqui as opções de hospedagem no Booking.com
Desconto nos passeios do Atacama
Por fim, e não menos importante, a dica final pra você economizar caso sua viagem seja ainda em 2018! Tá rolando uma promoção de 30% de desconto nos passeios com a Ayllu, uma das agências que mais confio no Atacama e que com certeza vai te proporcionar ótimas experiências.
Veja qui como ganhar o desconto de 30% nos passeios.
Enfim, acho que esse post esclarece boa parte das dúvidas sobre dinheiro e câmbio no Atacama. Se você tiver qualquer outra dúvida, fique a vontade para comentar aqui no post. Besos chicos!!!
O post Câmbio no Atacama: Dólar, Peso ou Real, qual moeda levar? apareceu primeiro em Um Viajante.