Tirar o passaporte é o ponto de partida para realizar aquela tão sonhada viagem internacional, seja um mochilão, curso de idiomas ou férias! E apesar de ter alguns processos a serem realizados, você vai ver que é bem mais simples do que parece!
Sair do Brasil, conhecer culturas diferentes e visitar lugares indescritíveis, é o sonho de muita gente! Mas antes disso, você precisa tirar o passaporte! – a menos que escolha visitar algum dos países da América do Sul e eu já comentei sobre esse assunto por aqui, dá uma olhada no post:
Preciso de passaporte para viajar pela América do Sul?
Se esse não é o seu caso, ou se mesmo assim você quiser ter um passaporte para colecionar os famosos carimbos, aqui vai um passo a passo que ensina como emitir o passaporte brasileiro.
Passo a passo para tirar seu passaporte
Image may be NSFW.
Clik here to view.
1. Preencha a solicitação no site da Polícia Federal
Primeiro de tudo, você deve preencher um formulário com a sua solicitação. São quatro telas que pedem informações pessoais, documentos, dados complementares e no final, um resumo de tudo isso para você conferir. É bem simples e rápido de preencher. Dica: para facilitar, esteja com seus documentos como RG e CPF, em mãos.
Revisou direitinho e está tudo certo? Pode confirmar seus dados! Após isso, será gerado um protocolo com a sua solicitação e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.
2. Pagamento do boleto da GRU
Com o boleto em mãos, chegou o momento de realizar o pagamento. Atualmente o valor para tirar o passaporte é de R$ 257,25. Apesar dele sair com uma data de vencimento, não dê bobeira: você só poderá agendar o atendimento pelo site da Polícia Federal após esse pagamento – que geralmente é compensado no dia seguinte!
3. Agende seu atendimento
Pagamento feito, agora você precisa acessar novamente o site da Polícia Federal, na link: Agendamento de Atendimento. Depois é só informar seu CPF, número de protocolo e sua data de nascimento. O sistema indicará as cidades e postos disponíveis, assim como os dias e horários livres em cada um deles. É só escolher aquele que fica melhor para você!
4. Documentos necessários
Na data agendada, você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal com os seguintes documentos:
Documento de Identidade: pode ser a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Caso tenha mudado de nome leve a sua Certidão de Casamento.
CPF: se o número já estiver no seu documento de identidade não é necessário apresentar o original.
Certidão de Casamento: caso tenha alterado seu nome.
Certificado de Naturalização: para os naturalizados.
Dicas importantes!
Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência). E se você está perguntando o porquê dessa dica, aqui vai a explicação: caso ele não seja apresentado, será cobrada uma taxa em dobro!
Vale lembrar que não é mais necessário levar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. Mas você deve estar em dia com a justiça eleitoral e serviço militar, já que é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte.
IMPORTANTE: no site da Polícia Federal consta que é necessário levar ainda o protocolo da solicitação e comprovante de pagamento da GRU impressos, mas desde a mudança do sistema, que agora só permite agendamento após a liberação do pagamento, esses documentos não são solicitados na hora do atendimento.
Ah, outra dica: pode caprichar no visual porque a fotografia do seu passaporte será tirada no momento do atendimento. A exceção acontece com crianças com menos de 3 anos, em que é exigida uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.
O atendimento não costuma demorar, não. Após uma triagem inicial, você será chamado para a conferência dos dados. Na sequência, segue para a coleta de impressões digitais e para que tirem sua foto.
Com tudo isso feito, agora é só esperar! Eles irão entregar um protocolo com a data provável da entrega, mas você pode consultar o andamento aqui nessa página. Quando ficar pronto, é só voltar ao posto da Polícia Federal com um documento de identidade original e retirar seu passaporte!
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Não falei que era simples? Mas se ainda ficou alguma dúvida, separei algumas perguntas que podem ajudar você a tirar seu passaporte de forma tranquila e sem dor de cabeça.
Dúvidas sobre tirar o passaporte brasileiro
1. Qual é a validade do passaporte brasileiro?
Dez anos, para maiores de dezoito anos. Se alguém da sua família for menor de idade, aqui tem uma tabelinha que informa a validade para cada faixa etária. Vencido o prazo, é só solicitar outro passaporte!
2. É verdade que alguns países exigem um certo tempo de validade do passaporte?
Sim! Depende de país para país. Alguns exigem que tenha no mínimo seis meses. Outros, três meses a partir da data de entrada no país. E tem até quem aceite o passaporte brasileiro até o último dia da sua validade. Por isso, ao planejar sua viagem, fique atento a essa informação!
3. Preciso fazer uma viagem de urgência e não tenho passaporte! O que devo fazer?
É possível tirar um passaporte de emergência. Ele fica pronto em 24 horas, tem uma taxa um pouco mais cara, de R$ 334,42, e validade de apenas um ano. Mas se o motivo for aquela viagem de última hora, sinto muito dizer que ela terá que ser adiada.
Os casos que permitem a emissão do passaporte de emergência são: acontecimentos causados por catástrofes naturais, conflitos armados, motivo de saúde, necessidade de trabalho, entre outros. Se você se enquadra em um desses caso é só procurar o posto da Polícia Federal mais próximo.
4. Perdi/estraguei, extraviei ou roubaram meu passaporte. E agora?
Se isso aconteceu aqui no Brasil, é só ir até o posto da Polícia Federal mais próximo com seus documentos (ou um boletim de ocorrência caso eles tenham sido roubados também) e solicitar outro. Mas se alguma coisa dessas aconteceu no exterior, comunique imediatamente às autoridades locais e realize um boletim de ocorrência, com isso você poderá solicitar um novo documento pelo Consulado Brasileiro.
Vistos e passaporte, aqui vão algumas dicas:
Se você já tem um passaporte, a Polícia Federal orienta que ele seja levado para a entrevista – até o vencido!
Agora, se o seu passaporte venceu, mas o visto que está colado nele ainda está no prazo, você deverá: emitir outro passaporte (sem ele você não conseguirá sair do país) e levar os dois durante a viagem, pois cada um possui um documento válido!
Espero ter ajudado com as informações desse post! Mas como sei que esse é um assunto que sempre gera muitas dúvidas, pode ficar à vontade para comentar aqui, vai ser um prazer ajudar quem está começando a desbravar esse mundão! Valeeu!!!
O post Como tirar o passaporte: passo a passo, dicas e dúvidas! apareceu primeiro em Um Viajante.